Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Auxílio emergencial negado!

    Caso o seu auxílio emergencial tenha sido negado de maneira injusta, é possível recorrer à Justiça para contestar o resultado da análise. Saiba como funciona.

    há 3 anos

    A Defensoria Pública da União criou o aplicativo DPU Cidadão (Android e iOS), com o objetivo de auxiliar na solicitação inicial de assistência jurídica. Outra alternativa é de verificar se alguma unidade presta serviços e fornece atendimento para o seu município. Além do mais, é possível adotar algumas medidas sem a necessidade de suporte da DPU. Abaixo, você confere como recorrer à Justiça para contestar auxílio emergencial negado, bloqueado ou cancelado

    Primeiros passos: antes de recorrer à Justiça, consulte o resultado pela Dataprev

    Antes de mais nada, os cidadãos têm direito de verificar o resultado do processamento pela página da Dataprev. A estatal, que está responsável pela análise dos cadastros antigos, forneceu uma página para a consulta da lista de beneficiários do auxílio emergencial 2021. Por meio dela, é possível identificar o status do processamento. Inclusive, se o motivo fosse passível de contestação, um ícone apareceria em sua tela para solicitar uma reanálise de sua inscrição no programa.

    Ação na Justiça sem apoio de Advogado ou Defensor Público

    Qualquer pessoa pode recorrer à Justiça para reivindicar auxílio emergencial negado, ainda mais se os interessados conseguirem demonstrar que a negativa trouxe danos materiais. Caso o problema não tenha sido resolvido diretamente com a Caixa, os prejudicados podem procurar a Defensoria Pública da União. A instituição fornece atendimento gratuito, desde que alguma das unidades atenda o seu município

    Além do mais, também é possível recorrer ao site da Justiça Federal do seu estado, especialmente para entrar com uma ação gratuita e sem necessidade de acionar Advogado ou Defensor Público. Esse serviço é conhecido como “atermação” e está disponível nos endereços eletrônicos dos TRFs. Para realizar o procedimento, os interessados devem preencher os campos do formulário disponibilizado pelo Tribunal Regional Federal da sua região.

    Também é preciso anexar os documentos que demonstrem o seu direito de receber o auxílio emergencial em 2021. Confira as instruções para o processo de atermação para reivindicar o benefício negado (o passo a passo varia de acordo com o site da Justiça Federal do seu estado):





    • Publicações1
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-emergencial-negado/1229252618

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)